quinta-feira, 11 de março de 2010

Quem não arrisca...

É engraçado quando vamos escrever pela primeira vez em um blog novo. Diversas idéias surgem. Algumas se desenvolvem, outras precisam de mais tempo pra ganharem força. O difícil mesmo é decidir por onde começar.

À caminho do trabalho, hoje pela manhã, ouvindo REM no carro, me veio à cabeça o Metallica. Não sei explicar como isso aconteceu, só sei que comecei a pensar que nunca havia escrito nada sobre eles, apesar de gostar da banda. Então, decidi que eles seriam o tema deste texto.

O que mais me chama atenção na carreira do Metallica e também  me causa admiração é a capacidade dos caras de assumirem riscos. Principalmente num estilo no qual não se permite muita experimentação. Qualquer elemento novo incorporado ao som pode levar a banda do céu ao inferno e vice-versa num piscar de olhos.

O Metallica se arriscou em dois momentos de sua carreira. O primeiro ao lançar o já clássico "Black Álbum". Esse disco veio após o excelente "And Justice For All", que era metal puro... tradicional e que caiu nas graças dos fãs mais radicais de heavy metal. Após "And Justice For All" a banda não se acomodou com o grande sucesso e o reconhecimento entre o público e a critica especializada. Pelo contrário, queriam mais. Queriam popularizar o metal, invadir as rádios, leva-lo a lugares onde ele ainda não tinha força. Lançaram então o "Black Álbum" e com ele verdadeiros hinos do início dos anos noventa como "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Sad But True". O objetivo havia sido alcançado.

Qual seria o próximo passo? Era possível chegar mais longe? A banda seria burocrática e lançaria um novo "Black Álbum" ou voltariam às raízes? Nenhuma das duas coisas. "Load", lançado em 1995, era totalmente diferente de tudo o que o Metallica havia feito antes. Um álbum com uma pegada mais pop e que agradou até mesmo aqueles que até então resistiam à banda, como pode-se comprovar nas faixas"Hero of the Day" e "Mama Said". Isso irritou os fãs mais antigos da banda, que viram a popularidade do Metallica aumentar ainda mais em meio a discussões intermináveis sobre quais eram os propósitos da banda. Após isso, seguiram-se outros discos que não geraram tanta discussão.

Sou suspeito pra falar, pois não sou grande fã de metal, mas gosto muito tanto do "Black Álbum" quanto do "Load" e acho que o Metallica, sendo uma banda de metal, teve muita coragem em lançar esses dois trabalhos.

Não é por acaso que se tornaram a banda de metal mais conhecida no mundo. Aliás, quase nada acontece por acaso.


Um comentário:

  1. E não contentes com isso, mudando de propósito ao álbum anterior, lançaram o REload, já abrindo com o hino mundial "Fuel" pra estourar as caixas de som.

    ResponderExcluir

Obrigado por expressar sua opnião.

Até a próxima...